GPS INSS 2 Via – Atualização – Cálculo de Guia em Atraso – Extrato

Serviços Online GPS INSS – Previdência Social Disponíveis Nesta Página

Informe-se sobre a Guia da Previdência Social – GPS, solicite a guia em dia ou 2 via atualizada, consulte extrato de pagamentos, agendamento, inscrição e informações sobre benefícios do INSS. Saiba mais:

Informações Sobre Emissão da GPS de Pagamento INSS Pela Internet

.

A Guia da Previdência Social (GPS) é o único documento oficial destinado ao pagamento de contribuições sociais dos contribuintes individuais.

A GPS é um documento simplificado que foi instituído em 1998 e seu uso passou a ser obrigatório a partir de 1999 para o pagamento das contribuições previdenciárias do INSS de todos os contribuintes individuais.

Desde 2005 a Previdência Social (INSS) disponibiliza em sua página oficial a emissão eletrônica ou a 2 via da GPS atualizada (encargos corrigidos em caso de atraso), além de vários outros serviços online à disposição do contribuinte, consulte os links no final desta página.

Informações Importantes Sobre a Emissão e Pagamento da GPS INSS

Antes de solicitar a guia GPS ou a 2 via corrigida é importantes saber algumas informações:

1 – Você deve saber exatamente qual é o seu código de pagamento para não gerar valores incorretos de contribuição. O código poderá ser obtido no campo 3 de qualquer GPS (Guia do INSS) ou carnê pago anteriormente.

2 – A GPS INSS ou sua 2 via poderá ser solicitada online para contribuintes que se cadastraram antes e depois de 1999, que prestam serviços para uma ou mais empresas e também para pessoa jurídica e órgãos públicos.

3 – A data para pagamento da GPS INSS deverá ser até o dia 15. No caso de emissão da 2 via o contribuinte poderá escolher a data de pagamento desde que seja até o último dia útil do mês vigente. Os encargos serão atualizados automaticamente pelo sistema de emissão da GPS online. Caso o contribuinte não possa pagar a GPS até o último dia do mês deverá aguardar o início do mês seguinte para fazer a emissão de uma nova guia com os devidos encargos.

4 – O sistema online de geração da GPS INSS permite a emissão das guias de pagamento para os 12 meses do ano vigente, dispensando a necessidade de adquirir o carnê em papelarias e o preenchimento manual de informações.

5 – Caso você seja correntista de algum banco e tenha acesso à sua conta online poderá efetuar os pagamentos da GPS diretamente no Internet Banking e até mesmo efetuar a atualização de encargos no caso de atraso e emissão de 2 via. Caso não seja correntista ou não tenha acesso à conta online siga as orientações para solicitar a GPS INSS.

Saiba abaixo como proceder para solicitar a Guia da Previdência Social (GPS) ou a 2 via online com os encargos e juros atualizados até a data de pagamento.

Como Emitir a GPS INSS ou Solicitar a 2 Via Atualizada Online

ATENÇÃO: Em alguns casos a página da Previdência Social gera erro ao acessar o serviço de emissão da GPS. Caso ocorra erro não saia do site da Previdência, pressione a tecla F5 ou o botão de atualizar página do seu navegador até que os dados sejam carregados.

O procedimento é muito simples basta ter a mão o seu número de Identificação do Trabalhador – NIT ou número do PIS/PASEP e seu código de pagamento. Essas informações vão permitir que sua GPS INSS seja preenchida com seus dados automaticamente.

► Para solicitar Guia da Previdência Social (GPS) escolha uma das opções abaixo:
Emitir GPS INSS ou 2 Via Atualizada (Cadastro Antes de 29/11/1999)
Emitir GPS INSS ou 2 Via Atualizada (Cadastro a Partir de 29/11/1999)

Importante: em alguns casos é necessário comparecer a uma das agências do INSS para se informar sobre o atraso no pagamento da parcela, principalmente se houver muito tempo de atraso. No caso de contribuinte facultativo o atraso superior a 6 meses não permite o calculo da parcela em atraso. Para mais informações leia este artigo e procure o INSS.

► Na janela que abriu você deverá proceder da seguinte forma:
1 – Escolha a “Categoria” (Autônomo; Doméstico; Empresário; Facultativo; Contribuinte Individual ou Segurado Especial)

2 – Digite o NIT ou PIS/PASEP (caso não saiba o número consulte em seu carnê ou ligue para 135 e peça informações)

3 – Clique no botão “Obter Dados Cadastrais”, na página seguinte confira se os dados cadastrais estão corretos e clique em “Confirma”. Caso estejam errados, clique em “Rejeita” e siga os procedimentos mais abaixo para emitir uma Guia INSS (GPS) em branco.

4 – Depois de clicar em “Confirma” você será direcionado para outra janela onde poderá calcular o valor e escolher a data de pagamento da GPS, incluindo a opção de emitir a 2 via das guias de pagamento do INSS de todos os meses com os devidos encargos atualizados caso esteja atrasado.

IMPORTANTE: Na opção “Código de Pagamento” você deve ter certeza sobre seu código, caso faça a escolha errada será gerado um valor de contribuição diferente para sua categoria.

Consulte o código em seu carnê ou em uma guia do INSS paga anteriormente. Você também poderá consultar o código correto pela internet, acesse: Códigos de Pagamento GPS INSS. Caso ainda tenha dúvidas ligue para 135.

► Caso prefira adquirir o Carnê do INSS em papelarias e queira preencher a guia manualmente, acesse: Como Preencher a GPS INSS Manualmente

Telefone – Endereço – Atendimento Previdência Social INSS

No caso de dúvidas sobre seu beneficio, emissão da GPS, solicitações, agendamento de atendimento e demais informações entre em contato através de um dos canais de atendimento da Previdência Social.

► Por Telefone
• Ligue 135

► Pessoalmente – Endereço Previdência Social INSS
• Você poderá comparecer pessoalmente em um dos endereços das agências da Previdência Social mediante agendamento de atendimento pelo telefone 135 ou pela internet, Acesse: Localizar Endereço das Agências da Previdência Social (INSS)

► Por E-mail – Cadastro de Manifestação
• Você poderá enviar sua solicitação, reclamação ou obter outras informações através do formulário de contato da Previdência Social, acesse: Formulário de Contato INSS

Serviços e Informações Úteis ao Contribuinte

Além de poder emitir a Guia da Previdência Social (GPS) online ou uma 2 via atualizada o contribuinte poderá acessar várias informações e serviços para internet na página oficial da Previdência Social, confira alguns deles:

• Inscrição do Contribuinte Individual, Facultativo, Empregado Doméstico e Segurado Especial. Saiba como se cadastrar, acesse: Inscrição INSS (Cadastro Previdência Social)

• Alguns serviços necessitam de senha e caso você não tenha será necessário agendar atendimento para fazer a solicitação para isso acesse: Agendamento Para Solicitação de Senha INSS

• Consulta e emissão do Extrato de Pagamento dos benefícios do INSS. Tenha a mão o CPF, data de nascimento, nome completo e número do beneficio, acesse: Consultar Extrato de Pagamentos INSS

• Consultar tabela de contribuições em atraso, percentuais de juros e correções. Saiba como utilizar a tabela, acesse: Tabela de contribuição em Atraso

• Confira a tabela para pagamentos mensais com valores e alíquotas de contribuição ao INSS de sua categoria, acesse: Tabela de Contribuição INSS Mensal

• Calculo de aposentadoria, faça uma simulação de tempo ou de valores para sua aposentadoria, acesse: Simulador de Aposentadoria INSS

• Para consulta de extratos, documentos, GPS, guias em geral, pagamentos, documentos e demais informações acesse: Serviços Online INSS Previdência Social